quarta-feira, 2 de abril de 2008

Fábrica de Dossiês


Nos últimos anos a fábrica de dossiês no Brasil vem aumentando consideravelmente. Dá para perder as contas de quantos dossiês foram produzidos e amplamente divulgados pelos principais órgãos de impressa. Todos tiveram propósitos políticos claros trazendo algum tipo de conseqüência na trajetória política brasileira, mas nenhum teve uma investigação consistente dos fatos seja para apurar sua veracidade e julgar aqueles que cometeram crimes ou, mesmo, punir os tais “fabricantes” por suas tentativas de fraudes.

Alguém se lembra quais foram os dossiês? Então:

1995 – Dossiê da Pasta Rosa

Documentação incriminando o ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá por doar 2,4 milhões de dólares a 25 candidatos, nas eleições de 1990, numa época em que doações às campanhas eram proibidas as empresa.

1998 – Dossiê Cayman

Suposta ligação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador paulista Mário Covas e os ex-ministros José Serra e Sérgio Motta a uma empresa chamada CH, J & T Inc, que teria conta de 368 milhões de dólares num paraíso fiscal do Caribe.

2002 – Dossiê Roseana Sarney

Elaborado em 3 partes para desestabilizar a então governadora do Maranhão e pré-candidata do PFL à Presidência da República, Roseana Maciera Sarney, trazendo denúncias de doações irregulares à campanha, ligações com empresas supostamente pertencentes à governadora e seu marido, Jorge Murad, e fotos de somatórias em dinheiro.

2006 – Dossiê Daniel Dantas

Denúncia de supostas contas em paraísos fiscais em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ex-ministros José Dirceu, Antonio Palocci e Luiz Gushiken, do ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do senador Romeu Tuma (PFL-SP) e ao diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda. O material foi financiado pelo controlador do grupo Opportunity, o banqueiro Daniel Dantas, e preparado por espiões estrangeiros da agência de investigação Kroll.

2007 – Dossiê Máfia dos Sanguessugas

Ligação de políticos do PSDB, entre eles o ex-ministro da Saúde José Serra e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin no esquema de superfaturamento de ambulâncias, com dinheiro público, que fraudava a venda para várias prefeituras de diversos estados do país.

2008 – Dossiê dos Cartões Corporativos

Relação com todos os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de sua mulher, Ruth Cardoso, e de ministros e assessores da gestão tucana.

Qual será o próximo?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...