quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cadê a Estação Angélica do Metrô?

fonte imagem
Não é a primeira vez que a cidade de São Paulo perde ao desativar um projeto de transporte público, em andamento, para privilégio de alguns poucos moradores, empresários ou associações.

O primeiro caso foi a Estação Três Poderes do Metrô (Linha 4 – Amarela), que constava no projeto original, de 1995, e estaria localizada entre as estações Butantã e São Paulo-Morumbi.

Após o início da construção da Linha 4 – Amarela, em 2004, os moradores do bairro do Morumbi se organizaram contra a construção de um terminal de ônibus e conseqüentemente contra a Estação Três Poderes. A alteração do projeto fez com que a distância entre as estações Butantã e São Paulo-Morumbi (2,4 km) ficasse sem acesso ao Metrô, prejudicando os trabalhadores da região.

Já, no final do ano passado, os moradores da Vila Inah (Saviah) conseguiram liminar na justiça proibindo a assinatura do contrato para construção da Linha 17 – Ouro do Metrô, o primeiro com a tecnologia de monotrilho (parecido com os usados na Disney - EUA). Esta Linha ligaria os  Metrôs 1 – Azul, 4 – Amarela, 5 – Lilás e 9 da CPTM. Porém, este ano, o projeto, foi engavetado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), conforme noticiado pela Folha.

Essa semana, em outro revés, o governo de São Paulo desistiu de construir a Estação Angélica, após protesto de moradores, empresários e comerciantes, encabeçado pelo empresário Pedro Ivanow, da Associação Defenda Higienópolis, com um abaixo assinado que reuniu apenas 3.500 assinaturas.

Ocorre que o projeto estava embasado num estudo que comprovava a demanda para atender à população que trabalha na região e sofre com a carência de transporte público adequado.

Na semana passado o Metrô, em audiência pública, apresentou novo projeto cuja documentação em PDF está disponível no site, criando a Estação FAAP-Pacaembu, no lugar da Estação Angélica, irritando, com a mudança, a Associação Viva Pacaembu que é contra e promete barrar na justiça a construção.

Portanto, até quando o governador Geraldo Alckmin se submeterá à vontade da organizada elite paulistana em detrimento de toda a população da cidade de São Paulo?

leia [+]

Alckmin "apaga" metrô (estação Três Poderes) rejeitado por vizinho
Governo de SP engaveta ligação rápida de Congonhas até o metrô
Após protestos, governo de SP desiste de metrô na Angélica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...