sexta-feira, 27 de maio de 2011

Trilogia do Descaso

Fachada do prédio centenário do Centro Paula Souza
Recentemente o Projeto Monjolo, blog para discussão de Informática e Educação, publicou 3 artigos intitulados “A Guerra de Números”. Divididos em “Greve no Centro Paula Souza”, “justiça, herança e cidadania” e “Espionagem e Traição” os artigos esclarecem fatos envolvendo a greve dos professores e funcionários e o descaso do governador Geraldo Alckmin perante as reivindicações.

Para quem não sabe o Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Por se tratar de ensino técnico ela está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia ao invés da Secretária  da Educação do Estado de São Paulo porque o Estado entende que este ensino é voltado para o mercado e emprego.

Considerada a “menina dos olhos”, das consecutivas gestões do PSDB de SP, e utilizada como bandeira educacional, por seu enorme apelo político, nas últimas eleições, o Centro Paula Souza não tem recebido o devido merecimento, pois seus funcionários e corpo docente estão sem reajuste salarial desde 2005.

Para se ter uma idéia, segundo o Banco Central, a Inflação Efetiva (IPCA % a.a.) somados no período é de 29,4%. E dadas às informações vinculadas na mídia alguns devem pensar como  “bondosa” a proposta de 42,2% de aumento do governador Geraldo Alckmin, divididos em 4 anos. Ocorre que este reajuste foi proposto aos professores da rede estadual, vinculados a Secretaria de Educação. Portanto os funcionários e docentes do Centro Paula Souza não terão acesso a esta proposta, porque estão no orçamento de outra secretaria, recebendo tratamento diferenciado e uma proposta de apenas 11%.

Indignados com a “manobra política” do governador de São Paulo os funcionários e docentes iniciaram greve que perdura há 14 dias, sem solução aparente. Isto porque o Estado trava uma guerra nos “bastidores” tendo inclusive, neste caso, apoio da tímida mídia paulistana que raramente dá destaque ao fato. O episódio daria ótimo roteiro para um filme dirigido pelo falecido Claude Chabrol.

Além da adesão de funcionário e docentes, os alunos também se engajaram nas reivindicações apoiando e participando ativamente das manifestações, por entenderem que um ensino de qualidade tem em sua base professores bem remunerados.

Com tanto descaso pelo Estado de SP é provável que esta história tenha novos episódios ou novas trilogias e o rumo de tudo isto você poderá acompanhar no Projeto Monjolo.

Um comentário:

Palha disse...

Atualizamos o mapa da GREVE de acordo com dados publicados pelo SINTEPS em 1/6/2011 (8h), com as ETECS e as FATECS!

Clique AQUI para ver a versão interativa e divulgue-a: http://wp.me/s1AwFS-mapa

ATENÇÃO! Agora você pode colocar este mapa no seu site!
Basta seguir as nossas instruções.

Abs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...