sexta-feira, 13 de maio de 2011

Manifesto Hurricane

single "Hurricane"by Bob Dylan

Hoje, em comemoração aos 123 anos em que a Lei Áurea foi sancionada, data que jamais deveria ser esquecida, este blog publica o Manifesto Hurricane, contra a Discriminação Racial.

A data só foi lembrada pela mídia devido ao tumulto entre manifestantes e policiais, em virtude dos protestos, convocado pela ONG UNEAFRO, contra mortes de negros pela polícia e grupos de extermínio.

Nesta data tão importante, símbolo da luta contra o racismo, não podemos nos esquecer de histórias absurdas causadas pelo preconceito racial.

Uma que sempre deve ser lembrada é a do boxeador Rubin “Hurricane” Carter.

Acusado injustamente pelo assassinato, em 1966, de 3 pessoas, em um bar de New Jersey, Hurricane (Furacão, como era conhecido), passou 19 anos na prisão. Usado como bode expiatório, no crime, foi condenado por ser negro em um julgamento forjado.

Sua história foi contada através da linda canção “Hurricane” de Bob Dylan, que a compôs indignado pelo falso julgamento. Tamanha era sua indignação que Dylan, na canção, chama o tribunal de “pig-circus” (circo de porcos) e diz “o homem que as autoridades acabaram culpando / por algo que ele nunca fez. / colocando numa cela de prisão, mas houve um tempo / em que podia ter sido o campeão mundial” de boxe.

Portanto, esta canção deve ser cantada e ouvida hoje!


[+]


Hurricane, by Bob Dylan - letra e tradução
Filme: Hurricane - O Furacão (com Denzel Washington)
'Huracán' Carter, la vida después de la tormenta (jornal Marca)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...